Destaques Internacionais

Novo marco regulatório e 10º Encontro Internacional de Energia são destaques

A revista Newsweek publicou longo artigo sobre as reservas do pré-sal e o novo marco regulatório. A matéria afirma que petróleo gera dinheiro, mas não necessariamente desenvolvimento e questiona se o Brasil conseguirá evitar a “maldição do petróleo”. O artigo lembra que hoje o Brasil é autossuficiente em energia e que a Petrobras é uma das petrolíferas mais rentáveis do mundo e líder em prospecções em águas profundas. A Business Week afirma que, com o progresso na gestão Lula, o Brasil seria o único país em desenvolvimento com potencial para evitar “a maldição”, mas observa que o presidente Lula pode “estar enganado” com o novo marco regulatório.

Petróleo em alta no Brasil

http://www.newsweek.com/id/216615

O jornal paraguaio ABC Color publicou matéria sobre o 10º Encontro Internacional de Energia a ser realizado em São Paulo. A matéria informa que vários temas relacionados à energia serão discutidos no Encontro e diz que José Sérgio Gabrielli, presidente da Petrobras, estará entre os participantes.

Industriais e empresários brasileiros debatem sobre energia

http://www.abc.com.py/abc/nota/30961-Los-industriales-y-empresarios-brasile%C3%B1os-debaten-sobre-energ%C3%ADa/

O jornal espanhol El Pais publicou artigo de opinião de Clóvis Brigagão, diretor do Centro de Estudos das Américas e pesquisador da Universidade Cândido Mendes e do Nobel Institute, analisando a atual situação do Brasil diante do novo marco regulatório do petróleo. Ao discutir os possíveis desenvolvimentos da exploração das reservas no país e suas consequências, Brigagão diz que os altos custos de investimento, produção e comercialização serão compensados apenas se o país obtiver recursos suficientes para desenvolver sua tecnologia e ampliar os benefícios sociais reais.

Brasil: uma fotografia política e estratégica

http://www.elpais.com/articulo/opinion/Brasil/fotografia/politica/estrategica/elpepiopi/20091003elpepiopi_12/Tes

A BNamericas publicou matéria dizendo que a Petrobras recebeu licença para iniciar os trabalhos de expansão de sua Refinaria Potiguar Clara Camarão.

Luz verde para a Petrobras na expansão da refinaria

http://www.bnamericas.com/news/oilandgas/Petrobras_gets_green_light_for_refinery_expansion

No jornal boliviano La Razon, editorial diz que recentes iniciativas no Brasil e na Argentina no setor de gás mostram que os dois países esperam que a Bolívia reduza os preços do gás

No jornal Wall Street Journal de hoje, matéria sobre os excelentes resultados do fundo Vanguard Capital Value aborda o perfil de investimentos, cita, entre outros, o desempenho da Petrobras Energia como um dos ativos que contribuíram para esses ganhos.

Na Argentina, o jornal Pagina 12 de domingo traz matéria sobre os bons resultados acumulados pela Bolsa de Buenos Aires em setembro, diz que Tenaris e Petrobras representam 60% do índice Merval.